AO VIVO
Fechar
©2024. Rádio Progresso. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Em meio à tragédia das chuvas, RS registra formação de tornado

Fenômeno derrubou árvores e danificou plantações em área próxima a Passo Fundo

Por Rádio Progresso
Postado em 11 de maio de 2024 às 18:14.44

Além das cheias e chuvas que castigam diversas regiões, neste sábado, o Rio Grande do Sul sofreu os efeitos de um tornado. A área atingida, conforme análise da MetSul Meteorologia, foi no município de Gentil, próximo a Passo Fundo, região não afetada pela sequência de precipitação que gerou estragos.

Segundo a MetSul, uma frente semi-estacionária acompanhada de um centro de baixa pressão está sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o novo episódio de instabilidade que soma elevados volumes de chuva em algumas regiões, como a Serra e o Litoral Norte.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, uma corrente de jato em baixos níveis atuava sobre o Norte do Rio Grande do Sul com ar quente. Enquanto em Passo Fundo a temperatura era de 20ºC no meio da tarde, fazia 26ºC logo ao Norte na região de Erechim. “Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados”, explica.

Moradores da região filmaram o tornado avançando sobre lavouras e árvores no campo, o que deixou um rastro de árvores caídas no meio da vegetação. Os vídeos sugerem um tornado de menor intensidade, entre F0 e F1, capaz de provocar danos, porém não catastróficos. Não houve feridos nem há relatos de danos materiais.

Fotos:
Fonte: Correio do Povo