AO VIVO
Fechar
©2024. Rádio Progresso. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 iniciam nesta segunda-feira

O prazo termina em 26 de abril e também é válido para justificativas de ausência em 2023

Por Rádio Progresso
Postado em 15 de abril de 2024 às 13:59.46

A partir desta segunda-feira, 15, estudantes de todo o Brasil podem pedir a gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo termina em 26 de abril e também é válido para as justificativas de ausência na edição de 2023 das provas.

Os interessados podem pedir a isenção, pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. O candidato que não lembrar a senha da conta, pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. Vale lembrar que as datas das provas do Enem 2024 ainda não foram divulgadas.

O cronograma completo, fase de recursos e as regras podem ser conferidas no edital disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para fazer o Enem 2024 de graça, os candidatos precisam seguir algumas regras, definidas pelo Inep. O resultado será divulgado em 13 de maio.

Quem tem direito a fazer o Enem 2024 de graça?

- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.

- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Justificativa de ausência

Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023, precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 de graça. O período de recurso para ambos os casos, pedido de isenção e justificativa, será de 13 a 17 de maio. O resultado dos recursos será divulgado em 24 de maio.

Fotos:
Fonte: ND+