AO VIVO
Fechar
©2024. Rádio Progresso. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Santa Catarina atinge ‘boom’ da dengue com mais de 100 mil casos prováveis

Além dos casos prováveis de dengue no estado, já são 49 mortes confirmadas pela doença no estado.

Por Rádio Progresso
Postado em 02 de abril de 2024 às 13:30.00

Santa Catarina vive um aumento expressivo nos casos de dengue. Ao todo, já são 104 mil casos prováveis da doença. Os dados são da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).

Além dos casos da doença, há ainda 49 mortes causadas pela dengue em Santa Catarina, cenário que gera preocupação nas autoridades de saúde.

Dentre as cidades com mais casos, Joinville continua sendo a com maior incidência. Por lá, já são 37.450 casos. Depois, vem a cidade de Blumenau, com 18.149 casos.

Vacinação contra a dengue

Nesta segunda-feira (1°), por exemplo, a vacinação contra a doença chegou a ser ampliada na região da Grande Florianópolis. Anteriormente, apenas Joinville e região recebiam doses do imunizante.

Segundo a Dive, a ampliação vai ocorrer assim que o estado receber novas doses da vacina que devem chegar ainda no mês de abril, segundo o Ministério da Saúde.

A decisão foi divulgada pelo órgão federal, por meio de Nota Técnica, e tem como objetivo aumentar o acesso da população-alvo à vacinação e dar mais agilidade à aplicação de doses.

Neste ponto é importante lembrar que a vacinação, até o momento, é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Segundo levantamento da Dive até esta segunda-feira (1°) foram vacinadas 17.724 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no estado com a primeira dose, apresentando uma cobertura vacinal de 24,80%.

A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público total.

Para o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, pais e responsáveis devem aproveitar a oportunidade para proteger os seus filhos da doença, mas ele lembra que essa é apenas mais uma estratégia de enfrentamento à dengue.

“O nosso apelo continua sendo para que toda a população vistorie seu quintal, escola, local de trabalho e remova qualquer objeto que possa acumular água”, ressalta o diretor.

A vacinação contra a dengue começou no dia 24 de fevereiro no município de Joinville. As demais cidades da região Nordeste começaram a vacinar entre os dias 26 e 27 de fevereiro. Até o momento, Santa Catarina recebeu apenas uma remessa de vacinas no mês de fevereiro, um total de 29.100 doses.

Esquema de vacinação contra a dengue

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença. Para consultar locais e horários de vacinação, pais e responsáveis devem fazer contato com a secretaria de saúde do município onde moram.

Fotos:
Fonte: ND+